O Salão automotivo de Genebra, que estará ocorrendo até o dia 15 de março, mostrou que o ânimo da indústria e do comércio europeu está começando a ser recobrado depois de toda a crise econômica que abalou tanto o modo de produção das montadoras quanto o comportamento dos consumidores do mercado automotivo. As montadoras apresentaram um novo fôlego e uma perspectiva mais otimista em relações aos próximos anos, prevendo aumento nas vendas e, consequentemente, na inovação colocada nos seus carros.
Para que você não fique por fora do que aconteceu por lá, fizemos um apanhado geral dos principais lançamentos que apareceram em Genebra e que, com certeza, vão dar o que falar em 2015.Aston Martin DBX
Fugindo um pouco do padrão dos modelos Aston Martin, a montadora decidiu unir a competência do motor dos seus esportivos com um conceito próximo aos SUV dos seus concorrentes, criando um carro totalmente novo e surpreendente. O foco da marca é bater de frente com as principais SUVs de luxo, como o Evoque e a X5.
O diferencial do Aston Martin DBX, em questões de potencial além do motor, é que o modelo não conta com a tecnologia 4×4, substituindo-a por uma tecnologia própria da montadora, onde cada roda tem um pequeno motor próprio com controle eletrônico. Essa nova tecnologia reduz riscos e aumenta muito a performance do carro em terrenos irregulares.
Aston Martin Vulcan
Como já dissemos, os europeus estão convencidos de que a recuperação do mercado automotivo deve ser levantada pelo avanço tecnológico e pela inovação. Por isso, a Aston Martin não criou só o já citado DBX, ela também trouxe o Vulcan, que não tem nada em comum com os modelos da marca.
Vendo o sucesso na produção de modelos limitados em de empresas como a Bugatti, a Aston Martin lançará apenas 24 exemplares do Vulcan, exatamente como este que está na foto acima, contando com 800 cv de potência, motor V12 e um visual digno de “Velozes e Furiosos”.
2017 Audi R
A primeira geração dos R8 da Audi teve um ótimo resultado em vendas, mas agora é a hora da montadora seguir em frente e aprimorar o modelo. O novo Audi R8 2017 vem em versões com motor V8 e V10, o primeiro contendo câmbio manual e o segundo contendo o câmbio automático patenteado pela marca, além da opção do câmbio “borboleta” atrás do volante.
Além disso, o novo R8 conta com uma nova estrutura de tração, rodas e suspensão baseadas na Lamborghini Huracan, deixando o modelo mais leve e agressivo. Para quem já embarcou na nova geração de carros, a Audi também disponibilizará versões elétricas do modelo.
Bentley EXP 10 Speed 6 concept
A Bentley, apesar de produzir ótimos carros, nunca chama muita atenção do consumidor, principalmente pelo design clássico que a marca conserva há décadas. Mas um modelo, em específico, chamou muita atenção durante o Salão de Genebra: o Bentley EXP 10 Speed 6 tem o interior em couro fino, acabamento em madeira e peças feitas em impressoras 3D, como as rodas e detalhes de acabamento.
O modelo também conta com uma tela curvada de 12 polegadas para o computador de bordo e integração com dispositivos com o sistema operacional IOS.
Honda Civic Type R
O veículo mais prometido ultimamente pela Honda finalmente chegou à Europa: o Civic Type R. Com 305 cv de potência e tração dianteira, o modelo pode parecer impossível de se pilotar, mas a Honda já provou o contrário em testes internos abertos ao público. A montadora promete que esse será “o carro com tração dianteira mais veloz já feito”.
Por enquanto, a montadora ainda não tem previsão para a distribuição do modelo fora da Europa.
Koenigsegg Regera
Quando os primeiros carros elétricos começaram a aparecer de verdade, parecia que a coisa não ia pegar. Primeiro por parecer inviável (quem carrega um carro na tomada?) e, depois, por parecer pouco produtivo, reduzindo a potência dos carros. Agora, não temos mais desculpas para desacreditarmos no carro elétrico, já que a Koenigsegg, que tem tradição de criar supermáquinas, apresentou o Regera. Com 1,500 cv de potência e um bonito plug para recarga elétrica, o modelo parece ser o melhor carro já feito na história. Não somente por conta do veículo ter mais torque que uma placa tectônica, mas por toda a tecnologia empregada nele.
O interior do Regera conta com uma tela de 9 polegadas, com o sistema IOS integrado, Wi-Fi interno e assentos ajustáveis automaticamente pela memória do computador de bordo. Além disso, as portas são abertas por um controle nas chaves que se comunica diretamente com o computador de bordo, não importando a distância entre o motorista e o seu carro.
Por esses motivos, o Regera parece ser o que temos (atualmente) de mais avançado tecnologicamente no mercado automotivo. E, apenas lembrando, ele é um carro elétrico.
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce
Todos concordamos que fica difícil para a Lamborghini se superar depois de ter lançado a Aventador, mas a marca continua trazendo novidade e carros cada vez mais velozes. A nova Lamborghini vai de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos graças ao seu motor de 750 cv de potência, superando as estatísticas da Aventador. É, parece que para a Lamborghini sempre é possível se superar.Porsche Cayman GT4
A nova Cayman traz formas mais agressivas no seu acabamento e um motor poderoso! Sabendo da possibilidade desse ser o último Cayman, a Porsche caprichou na produção: O modelo vem com câmbio manual, motor aspirado com 385 cv de potência e apenas dois lugares. O carro é feito para pilotos e é a (talvez) despedida dos modelos Cayman.
Scuderia Cameron Glickenhaus SCG003
O SCG003 é o resultado do desejo de um homem em superar uma Ferrari. James Glickenhaus preparou esse modelo exclusivo, com motor V6 produzindo cerca de 600 cv de potência por baixo da sua estrutura inteira feita de fibra de carbono – pesando em torno de 1 tonelada. Esse carro promete ser tão cobiçado quanto uma Ferrari… e tão caro quanto, também. O carro sairá pela bagatela de 2.53 milhões de dólares.E aí, gostou das novidades do Salão de Genebra? Comenta aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário