terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Como viver em paz com a embreagem do seu carro

Como viver em paz com a embreagem do seu carro

Muitos motoristas, principalmente os iniciantes, ouvem falar da preocupação com problemas na embreagem. Mas o que, efetivamente, causa problemas na embreagem e como você pode preveni-los?
Como o Blog Mastterrio não te deixa na mão, nós preparamos uma listinha rápida para não comer bola na hora de tomar os devidos cuidados com a embreagem.
Então, vamos lá:

Quais são as causas dos problemas na embreagem?
Apesar de muitos motoristas ignorarem, o trânsito lento, como o que há diariamente na cidade de São Paulo, é um dos maiores causadores de desgaste de embreagem. O trânsito pesado faz com que o motorista não ultrapasse os 40 km/h nos horários de pico, tendo que trocar a marcha de primeira para segunda várias vezes seguidas e esse processo tem efeitos diretos no desgaste prematuro da embreagem.
Além disso, a forma como alguns motoristas dirigem e os buracos das ruas reforçam o desgaste da embreagem, pois também causam a troca ininterrupta de marchas. Parece exagero, mas em São Paulo, por exemplo, um motorista de táxi chega a trocar de marcha mais de 1.000 vezes ao dia, por conta do transito e dos buracos. Imagine o dano que isso causa para a embreagem!
Em geral a embreagem tem vida longa, podendo chegar aos 100.000 km, mas esses problemas urbanos podem encurtar pela metade a sua vida útil.
Nas Inspeções Veiculares Gratuitas realizadas em São Paulo pela Agenda do Carro, 20% dos mais de 2 mil veículos necessitaram de revisão na embreagem. Ou seja, o que estamos dizendo não é balela!
Lembre-se sempre que a embreagem é um dispositivo formado pelo disco, platô e rolamento, que são peças de desgaste, assim como a sola dos seus sapatos. Basta ligar o veículo e elas entram em ação para que o motorista possa acelerar. Portanto, tente sempre reduzir o desgaste da embreagem, pois mesmo com o melhor funcionamento o desgaste já é grande.
Além do desgaste natural das peças, a embreagem também pode ter o seu funcionamento comprometido por outros motivos internos. Caso haja vazamento de óleo do motor ou do câmbio, a embreagem corre sério risco de ser danificada, porque ela fica exatamente entre esses dois componentes (motor e câmbio). Em caso de contaminação, a embreagem perde totalmente a sua função e essa perda é irreversível. É por isso que os fabricantes recomendam que os retentores de óleo sejam checados ao trocar a embreagem. Trocar a embreagem com algum vazamento no motor ou no câmbio é um trabalhão feito em vão!

Como verificar se a sua embreagem já está desgastada?
 Assim que a embreagem vai ficando desgastada, o pedal de embreagem vai subindo um pouco e, se não for regulado, pode ficar até seis centímetros mais alto que o pedal do freio. Essa diferença é bem fácil de identificar e indica que está na hora de levar o carro para uma visita ao seu mecânico de confiança.
Outra forma de avaliar o desgaste da embreagem é verificar se o pedal está duro. Com o desgaste do uso, a força necessária para fazer a troca de marchas aumenta aos poucos, o que muitas vezes faz com que o motorista nem perceba a mudança. Porém, o esforço do pedal pode aumentar muito depois de um bom tempo (quase triplicar!), passando de 9 quilos para 30 quilos. O maior problema é que o motorista só pode sentir essa diferença no esforço para pressionar o pedal quando dirige outro veículo do mesmo modelo que o seu. Fique atento!

Outras dicas rápidas para prolongar a vida da sua embreagem são:
- Utilize o pedal somente no momento da troca de marcha. Quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, ele provoca um aquecimento excessivo do sistema de câmbio e um desgaste prematuro dos componentes.
- Parar o veículo em um semáforo, na subida, com o pé no pedal da embreagem também contribui para o seu desgaste.  O melhor a ser feito é usar os freios do veículo. Ao tentar parar o carro com a embreagem, você causa um desgaste excessivo do disco.
- Evite pressionar e soltar bruscamente a embreagem para aumentar o torque ou para alterar a rotação do motor.
- Nunca saia com o veículo em segunda marcha.
- Evite ao máximo as reduções bruscas de velocidade, freando ou desacelerando subitamente o motor, assim como as arrancadas bruscas.

Essas foram as nossas dicas para você não ficar mais queimando embreagem por aí!
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