Estacionar é o maior desafio de todos os motoristas, desde os mais experientes até aqueles que são novos de carta.
Para você que é motorista iniciante, nós estamos aqui para te ajudar
com esse obstáculo do dia a dia! Temos um guia bem bonitão para que você
não tenha mais problemas ao estacionar em vagas paralelas. Veja:
1.Encontre uma vaga onde caiba o seu carro
Procure uma vaga onde você possa colocar o seu carro com segurança
sem correr o risco de acertar outro veículo. O melhor é escolher um
espaço que seja um metro maior que o seu carro. Afinal você pode
precisar sair de uma vaga que “encolheu” depois que você estacionou.
2. Analise a vaga ao passar por ela
A vaga é mesmo maior do que seu carro? Se não for, procure outra.
Veja se há alguma placa indicativa para aquela vaga. Lembre-se de que
não é permitido estacionar em frente a hidrantes e garagens.
Tome muito cuidado com os carros de para-choque muito grande ou com engate de reboque.
Também tome cuidado com as ruas de meio-fio muito alto. Acerte
gradualmente a traseira para que você não bata ou arranhe a lataria no
obstáculo ao entrar de ré na vaga.
3. Sinalize que você vai pegar a vaga e se posicione para entrar
Quando vir a vaga, sinalize e diminua a velocidade. Veja pelo seu
espelho retrovisor se há algum carro colado na traseira do seu carro.
Freie suavemente para que possam ver a luz de freio do seu carro e possam reduzir a velocidade com segurança. Pare ao lado do carro que estiver na frente da vaga.
Caso venha um outro carro atrás de você enquanto tenta estacionar,
fique onde está e continue sinalizando. Em alguns casos, talvez você
tenha que abrir a janela e sinalizar com a mão para que o motorista
passe você.
Quanto mais apertada for a vaga, mais perto do carro à frente você
precisará chegar. Cerca de 60 cm são suficientes se a vaga não for
apertada demais. Preste atenção no seu espelho lateral e use-o como
guia, sabendo que os carros são geralmente mais largos perto da maçaneta
da porta e onde estão os espelhos.
4. Dê ré e entre quase até o fim da vaga
Solte os freios e lentamente comece a girar o volante enquanto entra
de ré na vaga. Enquanto estiver dando ré, verifique sempre a dianteira e
as laterais do seu carro para se certificar que não encostará em nada.
Continue até que as rodas traseiras estejam a uma medida aproximada de
30 cm do meio fio e a cerca de 1 metro do carro de trás.
Preste muita atenção para não arranhar o carro que está ao seu lado.
Algumas pessoas gostam de ajustar o retrovisor do lado do passageiro
de maneira que consigam ver o meio fio. Vire o espelho um pouco para
baixo, o suficiente para você conseguir enxergá-lo. De maneira geral,
quando o meio fio desaparece do espelho, é porque você está muito perto
dele.
Se o pneu traseiro do seu carro bater no meio fio, você entrou
demais; nesse caso, gire a direção, saia um pouco da vaga e tente
novamente.
5. Ajuste o carro
Quando o veículo estiver quase todo dentro da vaga, gire o volante na
direção contrária e continue dando ré. Em uma vaga grande, essa virada
pode ser feita quando o para-choque dianteiro do seu carro estiver
próximo ao para-choque traseiro do carro da frente. Você vai manobrar
completamente para dentro da vaga ao mesmo tempo que acertar o carro.
Dessa forma, a parte dianteira se move rapidamente para a direita e para trás.
Se o carro da frente ainda estiver muito próximo da dianteira do seu carro, tome cuidado para não arranhá-lo.
6. Finalize
Puxe o carro um pouco para a frente, em direção ao meio fio, e centralize o veículo.
Se a vaga for espaçosa, continue dando ré até que o seu carro se
aproxime do para-choque do carro de trás, mas sem encostar nele. Então
engate a primeira, gire o volante novamente para a direção inicial e
ande lentamente para frente centralizando o veículo na vaga.
Se a vaga for apertada, puxe a dianteira para dentro bem devagar.
Não tente entrar em uma vaga apertada se o para-choque do seu ou de
um dos outros carros tiver um engate para reboque. Também lembre-se que
se for difícil para você estacionar com um carro normal em uma vaga,
talvez seja impossível para um caminhão sair dela sem danificar o seu
carro.
Existem alguns adesivos “protetores de para-choques” à venda. A
superfície lisa dos adesivos pode proteger os cantos do para-choque,
evitando arranhões tanto no seu quanto em outros carros. Eles são uma
ótima ferramenta para ajudar quem sofre com os arranhões no carro.
Lembre-se que os carros retangulares, como é o caso da maioria dos modelos sedan,
são maiores diagonalmente do que verticalmente. Portanto, quanto mais
alinhado com a vaga o seu carro estiver, mais fácil será a manobra, pois
ele ficará “menor”.
Quando estiver com o carro todo dentro da vaga, gire o volante de
maneira que as rodas apontem para o meio fio. Assim você consegue mudar o
posicionamento do carro sem mexer muito nas rodas traseiras.
Se o carro estiver longe demais do meio fio em uma vaga de tamanho
normal, será mais fácil acertar saindo da vaga e tentando de novo.
7. Tudo certo!
Nesse ponto, se correu tudo bem, o seu carro deverá estar bem
posicionado na vaga e alinhado com o meio fio. Se não estiver, não se
preocupe. Dê seta indicando que vai sair da vaga, pare o carro
paralelamente ao da frente, sinalize novamente com a seta indicando que
vai entrar e recomece.
Se o meio fio for mais alto que o normal, avise a quem estiver de
carona no seu carro para abrir com cuidado as portas daquele lado. Se a
porta bater no meio fio ela pode amassar ou arranhar as bordas, ficando
vulnerável a ferrugem. Se não conseguir abrir totalmente a porta para
sair do carro, tampouco conseguirá abri-la completamente antes de
entrar, pois o seu peso fará com que o carro baixe e, consequentemente,
as portas também baixem.
Gostou do nosso guia? Comenta com a gente!
Créditos para o WikiHow
Nenhum comentário:
Postar um comentário