segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O guia do motorista iniciante

Estacionar é o maior desafio de todos os motoristas, desde os mais experientes até aqueles que são novos de carta.
Para você que é motorista iniciante, nós estamos aqui para te ajudar com esse obstáculo do dia a dia! Temos um guia bem bonitão para que você não tenha mais problemas ao estacionar em vagas paralelas. Veja:

1.Encontre uma vaga onde caiba o seu carro
Procure uma vaga onde você possa colocar o seu carro com segurança sem correr o risco de acertar outro veículo. O melhor é escolher um espaço que seja um metro maior que o seu carro. Afinal você pode precisar sair de uma vaga que “encolheu” depois que você estacionou.

2. Analise a vaga ao passar por ela
A vaga é mesmo maior do que seu carro? Se não for, procure outra.
Veja se há alguma placa indicativa para aquela vaga. Lembre-se de que não é permitido estacionar em frente a hidrantes e garagens.
Tome muito cuidado com os carros de para-choque muito grande ou com engate de reboque.
Também tome cuidado com as ruas de meio-fio muito alto. Acerte gradualmente a traseira para que você não bata ou arranhe a lataria no obstáculo ao entrar de ré na vaga.

3. Sinalize que você vai pegar a vaga e se posicione para entrar
Quando vir a vaga, sinalize e diminua a velocidade. Veja pelo seu espelho retrovisor se há algum carro colado na traseira do seu carro. Freie suavemente para que possam ver a luz de freio do seu carro e possam reduzir a velocidade com segurança. Pare ao lado do carro que estiver na frente da vaga.
Caso venha um outro carro atrás de você enquanto tenta estacionar, fique onde está e continue sinalizando. Em alguns casos, talvez você tenha que abrir a janela e sinalizar com a mão para que o motorista passe você.
Quanto mais apertada for a vaga, mais perto do carro à frente você precisará chegar. Cerca de 60 cm são suficientes se a vaga não for apertada demais. Preste atenção no seu espelho lateral e use-o como guia, sabendo que os carros são geralmente mais largos perto da maçaneta da porta e onde estão os espelhos.

4. Dê ré e entre quase até o fim da vaga
Solte os freios e lentamente comece a girar o volante enquanto entra de ré na vaga. Enquanto estiver dando ré, verifique sempre a dianteira e as laterais do seu carro para se certificar que não encostará em nada. Continue até que as rodas traseiras estejam a uma medida aproximada de 30 cm do meio fio e a cerca de 1 metro do carro de trás.
Preste muita atenção para não arranhar o carro que está ao seu lado.
Algumas pessoas gostam de ajustar o retrovisor do lado do passageiro de maneira que consigam ver o meio fio. Vire o espelho um pouco para baixo, o suficiente para você conseguir enxergá-lo. De maneira geral, quando o meio fio desaparece do espelho, é porque você está muito perto dele.
Se o pneu traseiro do seu carro bater no meio fio, você entrou demais; nesse caso, gire a direção, saia um pouco da vaga e tente novamente.

5. Ajuste o carro
Quando o veículo estiver quase todo dentro da vaga, gire o volante na direção contrária e continue dando ré. Em uma vaga grande, essa virada pode ser feita quando o para-choque dianteiro do seu carro estiver próximo ao para-choque traseiro do carro da frente. Você vai manobrar completamente para dentro da vaga ao mesmo tempo que acertar o carro.
Dessa forma, a parte dianteira se move rapidamente para a direita e para trás.
Se o carro da frente ainda estiver muito próximo da dianteira do seu carro, tome cuidado para não arranhá-lo.

6. Finalize
Puxe o carro um pouco para a frente, em direção ao meio fio, e centralize o veículo.
Se a vaga for espaçosa, continue dando ré até que o seu carro se aproxime do para-choque do carro de trás, mas sem encostar nele. Então engate a primeira, gire o volante novamente para a direção inicial e ande lentamente para frente centralizando o veículo na vaga.
Se a vaga for apertada, puxe a dianteira para dentro bem devagar.
Não tente entrar em uma vaga apertada se o para-choque do seu ou de um dos outros carros tiver um engate para reboque. Também lembre-se que se for difícil para você estacionar com um carro normal em uma vaga, talvez seja impossível para um caminhão sair dela sem danificar o seu carro.
Existem alguns adesivos “protetores de para-choques” à venda. A superfície lisa dos adesivos pode proteger os cantos do para-choque, evitando arranhões tanto no seu quanto em outros carros. Eles são uma ótima ferramenta para ajudar quem sofre com os arranhões no carro.
Lembre-se que os carros retangulares, como é o caso da maioria dos modelos sedan, são maiores diagonalmente do que verticalmente. Portanto, quanto mais alinhado com a vaga o seu carro estiver, mais fácil será a manobra, pois ele ficará “menor”.
Quando estiver com o carro todo dentro da vaga, gire o volante de maneira que as rodas apontem para o meio fio. Assim você consegue mudar o posicionamento do carro sem mexer muito nas rodas traseiras.
Se o carro estiver longe demais do meio fio em uma vaga de tamanho normal, será mais fácil acertar saindo da vaga e tentando de novo.

7. Tudo certo!
Nesse ponto, se correu tudo bem, o seu carro deverá estar bem posicionado na vaga e alinhado com o meio fio. Se não estiver, não se preocupe. Dê seta indicando que vai sair da vaga, pare o carro paralelamente ao da frente, sinalize novamente com a seta indicando que vai entrar e recomece.
Se o meio fio for mais alto que o normal, avise a quem estiver de carona no seu carro para abrir com cuidado as portas daquele lado. Se a porta bater no meio fio ela pode amassar ou arranhar as bordas, ficando vulnerável a ferrugem. Se não conseguir abrir totalmente a porta para sair do carro, tampouco conseguirá abri-la completamente antes de entrar, pois o seu peso fará com que o carro baixe e, consequentemente, as portas também baixem.
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Créditos para o WikiHow

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